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Eletrobras (ELET3;ELET6)

Hapvida (HAPV3)

Usando como base o valor referencial de 24,4 bilhões de reais para a oferta primária –ponto médio da faixa estabelecida pelo governo, de 22 bilhões a 26,6 bilhões de reais–, uma potencial oferta secundária pode variar de 500 milhões de reais e 8,4 bilhões de reais, a depender do preço por ação da Eletrobras, de acordo com cenários apresentados pelo Genial.

De acordo com o relatório, a gestora vê um cenário otimista, principalmente com o avanço de imunizantes para conter a rápida disseminação da nova variante da Covid-19.

Já o petróleo nos EUA (WTI) subiu 0,91 dólar, ou 1,2%, para 76,99 dólares.

Em Wall Street, as bolsas iniciaram um movimento de queda após a divulgação da ata do Fomc. O S&P 500 e Nasdaq ampliaram as quedas, enquanto a Dow Jones, que havia atingido um novo recorde de máximas nesta quarta-feira (5), reverteu sua curva e também passou a registrar variação negativa.

* Segundo operadores, commodities que tiveram um bom desempenho em 2021 aumentaram efetivamente seu peso e, portanto, são vendidas durante o período de rebalanceamento, enquanto as commodities de baixo desempenho são compradas.

O índice japonês Nikkei liderou as perdas na Ásia, com queda de 2,88% em Tóquio, a 28.487,87 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi caiu 1,13% em Seul, a 2.920,53 pontos, e o Taiex recuou 0,71% em Taiwan, a 18.367,92 pontos.

No Brasil, o Ibovespa sentiu o baque do Fed e também caiu, ficando cada vez mais próximo do patamar dos 100 mil pontos. Nesta quinta, o IBGE irá divulgar os dados da produção industrial de novembro de 2021, enquanto a FGV lançará o IGP-DI de dezembro. A ruídos fiscais em Brasília continuam a preocupar e parecem não dar trégua.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operava em alta de 0,71%, cotado a 101.735,46 pontos às 13h45.

Entre as atividades com influências negativas mais importantes foram feitas por produtos de borracha e de material plástico (-4,8%), e metalurgia (-3,0%). Apesar disso, a indústria acumula alta de 4,7% no ano até novembro e, nos últimos 12 meses, de 5,0%.

Nos Estados Unidos, as bolsas operam sem direção definida, com os índices Dow Jones e S&P 500 estabelecendo recordes nesta terça. As preocupações com a variante Ômicron da Covid-19 estão em baixa, enquanto as ações financeiras estão em alta. Os papéis da Ford avançavam após previsão otimista para a produção de picapes elétricas.

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Prefeitura de Varjota
 
Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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