NOTÍCIAS

03-JUL-2025

Varjota realiza 1ª Conferência de Políticas para as Mulheres

Evento busca fortalecer ações públicas voltadas à igualdade de gênero no município

Por Samille Vasconcelos 03/07/2025 #direitoshumano

A cidade de Varjota se prepara para realizar a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Com o tema "Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas", o evento será um espaço voltado à escuta, participação e construção coletiva de políticas públicas que promovam os direitos e o protagonismo feminino.

A conferência tem como objetivo ampliar o debate sobre igualdade de gênero, incentivar a participação ativa das mulheres varjotenses e traçar estratégias para uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. A iniciativa também busca valorizar as contribuições das mulheres na vida social, econômica e política do município.

Durante o encontro, serão discutidas propostas para fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres, com foco em garantir avanços nos direitos, na equidade e na representatividade feminina.

A organização do evento convida todas as cidadãs a participarem ativamente, opinando e contribuindo com ideias e sugestões. A proposta é que a conferência seja um espaço democrático, onde todas as vozes sejam ouvidas.

As conferencistas serão:
Lia Ferreira Gomes

Está em seu primeiro mandato como deputada estadual do Ceará, eleita com 67 mil votos, numa bancada composta por 9 mulheres e 37 homens. Foi procuradora especial da mulher na Assembleia Legislativa do Ceará, onde inaugurou 37 procuradorias municipais pelo estado. Também exerceu a chefia da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Atualmente, por seu destaque na atuação em prol das mulheres cearenses, exerce o cargo de Secretária das Mulheres do Estado do Ceará.

Francisca Martír Silva

Advogada e professora de Direito, é mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenou a Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza. De 2020 a 2022 foi coordenadora Especial da Política Pública de Direitos Humanos de Fortaleza. Pesquisadora da UFC, tem experiência na área de Clínica Pública, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Políticas Sociais, Participação e Controle Social, Movimento Negro e de Mulheres no Ceará.

Mariana Menezes

Formada em Ciências Sociais e História, mestrado PROFSOCIO, ênfase em pesquisa de gênero e sexualidade; Educação Étnico-Racial.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024