Missão
A Secretaria de Administração e Planejamento tem a missão de prestar um serviço de qualidade ao cidadão, qualificar e valorizar seus recursos humanos, zelar pelo patrimônio móvel e imóvel do município, atualizando-se sempre com novos conceitos e novas tecnologias de modernização da gestão pública em um ambiente pautado pela qualidade de vida, com ética e responsabilidade social. Promover a Arrecadação Municipal a fim de arrecadar recursos para o financiamento de políticas públicas voltada para o bem estar da sociedade.
Visão
A administração pública visa o desenvolvimento econômico e social, ser referência de gestão democrática, com autonomia e criatividade, na condução do gerenciamento de recursos para o bem estar da sociedade.
Valores
É de competência da Secretaria de Aministração e Planejamento:
I-Planejar, coordenar, normatizar e executar os sistemas de cunho funcional da administração geral da Prefeitura de Varjota.
II-Assessorar os órgãos da Prefeitura em assuntos administrativos referentes a pessoal, arquivo, patrimônio e comunicações administrativas.
III-Garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo. Propor políticas sobre a administração de pessoal.
IV-Administrar o Plano de Cargos e Salários.
V-Organizar e coordenar programas e atividades de capacitação e desenvolvimento dos recursos humanos.
VI-Elaborar e implantar normas e controles referentes à administração do material e do patrimônio.
VII-Implantar normas e procedimentos para o processamento de licitações destinadas a efetivar compras de materiais e serviços para desenvolver ações do Governo Municipal.
VIII-Elaborar normas e promover atividades relativas ao recebimento, distribuição, controle da movimentação, triagem e arquivamento dos processos e documentos em geral.
Publicação de atos públicos;
IX-Guarda e conservação de Leis, Decretos e Portarias;
X-Gerenciar as instalações da sede da prefeitura.
XI-Promover concursos e seleções, além de executar outros assuntos relativos ao quadro de servidores.
Funções
A função desta pasta é assessorar, acompanhar e orientar o prefeito no que se refere à aplicação do orçamento público, arrecadação de tributos e controle fiscal. Formular e propor a política fiscal e financeira do município. Exercer a administração financeira e tributária do município. Acompanhar e fiscalizar a arrecadação das transferências intergovernamentais no âmbito do município. Elaborar, acompanhar e reverá programação financeira. Fiscalizar a regularidade das despesas e das ordens de pagamento para expedição autorizada do prefeito. Orientar e assessorar o setor de contabilidade da administração pública municipal. Orientar a preparação de balanços, balancetes e prestações de contas do governo municipal. Fiscalizar o emprego do dinheiro público e providenciar a tomada de contas dos agentes responsáveis pela guarda e movimentação de dinheiro, de títulos e valores pertencentes ao erário público municipal. Prestar assessoria técnica ao prefeito em matérias tributária, contábil e financeira. Repassar todas as informações de natureza financeira e contábil do município.