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Bolsonaro e Lula. Foto: Reprodução, BM&C NewsUm levantamento feito pelo analista Flávio Conde da Levante mostra o impacto nos principais indicadores econômicos do país nos casos de vitória de Lula ou Bolsonaro. O estudo revela que, para 2023, a previsão para a inflação é de 5%. Em caso de vitória de Bolsonaro, a expectativa é que continue nessa linha, já com uma vitória de Lula, pode ser maior, com maiores gastos entre os fatores determinantes.

Nos últimos 12 meses, os ganhos médios por hora aumentaram 5,0%.

Segundo o Ipec, não há mais sentido na pesquisa já que as prévias do TSE começam a sair com um número de votos muito superior ao do número de pessoas que seriam ouvidas.

Filipe ressaltou que todas essas informações são disponibilizadas aos investidores e que a primeira coisa que deve fazer é ler e compreender o prospecto de IPO.

Damares Alves. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência BrasilA ex-ministra Damares Alves (Republicanos) foi eleita senadora do Distrito Federal (DF) neste domingo (2). A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, comemorou a vitória de Damares nas redes sociais. 

Por volta das 11 horas desta segunda-feira, 10, o requerimento contava com 191 apoiamentos, ou seja, assinaturas. Para concluir o total necessário, é preciso que partidos com número expressivos de acento manifestem apoio ao requerimento.

Para o ano que vem, o PIB está em 0,50%. Segundo a pesquisa, tanto Bolsonaro quanto Lula vão conseguir um PIB maior, na faixa de 1%.

No Brasil, a semana terá um dia de negociação a menos devido ao feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida na quarta-feira (12).

Para moradores desses estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação vai das 7h às 16h do horário local.

Além disso, a taxa de desemprego caiu para 3,5%, ante expectativa de estabilidade em 3,7% no país no período.

Segundo o comunicado, ganhos de trabalho notáveis ocorreram em lazer e hospitalidade e na área da saúde. Em setembro, os ganhos médios por hora de todos os funcionários em folhas de pagamento privadas não agrícolas aumentaram 10 centavos de dólar, ou 0,3%, para US$ 32,46.

Imagem: Rogério Santana – Governo RJO governador Cláudio Castro (PL) venceu a acirrada corrida eleitoral e foi reeleito governador do Rio de Janeiro neste domingo, 2. Com 91,90% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral até as 20h48horas, ele já acumulava 58,22% dos votos válidos.

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Lei de Responsabilidade Fiscal

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PRGFIN - PROGRAMAÇÃO FINANCEIRA E CMED - CRONOGRAMA DA EXECUÇÃO MENSAL DE DESEMBOLSO
Programação financeira deve ser entendida como os mecanismos responsáveis por racionalizar a liberação dos recursos financeiros necessários ao custeio das despesas previstas na lei orçamentária anual, através da compatibilização entre o ritmo da realização das despesas previstas, segundo a probabilidade de arrecadação. Os artigos 47 a 50, da lei n. 4.320/64 dispõem que a programação financeira se faz mediante a definição de um cronograma, o qual considera a data efetiva da disponibilidade dos recursos financeiros. O que é um pressuposto fundamental para a realização de qualquer despesa que tenha sido autorizada pela lei orçamentária anual, pois é de tal maneira que se assegura a disponibilidade de recursos ao longo do exercício financeiro.
PPA - PLANO PLURIANUAL
O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.
LDO - LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA
O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento (ação do governo que visa o desenvolvimento de um país, de uma região ou de um setor econômico).
LOA - LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL
LOA pode ser definida como a lei que estima as receitas que serão arrecadadas no exercício seguinte e autoriza a realização das despesas decorrentes do plano de governo. As ações de governo são limitadas por um teto de despesa, mas, se houver necessidade, a lei prevê que a prefeitura poderá abrir crédito suplementar. Por outro lado, pode-se, em cada ação de governo, não se gastar nada; donde se conclui que as emendas do Legislativo podem não ser realizadas.
RREO - RELATÓRIO RESUMIDO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) tem por finalidade evidenciar a situação fiscal do município, demonstrando a execução orçamentária da receita e da despesa. O relatório permite aos órgãos de controle interno e externo, aos usuários e à sociedade em geral conhecer, acompanhar e analisar o desempenho das ações governamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É pressuposto da responsabilidade na gestão fiscal a ação planejada e transparente em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas
RGF - RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL
O RGF é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Especificamente, o RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento, por parte dos entes federativos, dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito. Todos esses limites são definidos em percentuais da Receita Corrente Líquida (RCL), que é apurada em demonstrativo próprio. Ao final do exercício, a LRF exige ainda a publicação de demonstrativos que evidenciem as Disponibilidades de Caixa e a Inscrição de Restos a Pagar.

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